Acesse o menu administração mostrado na imagem abaixo e escolha a opção “Produtos”
Cadastro de Produtos e Mercadorias
|
O sistema apresentará uma lista de produtos/mercadorias, na primeira vez poderá ser uma lista vazia. Para cadastrar um novo produto/mercadoria clique no botão com símbolo + e para editar um existente, clique no nome do produto desejado.
Observe que caso a lista de produtos seja muito grande o sistema por motivo de desempenho apresenta somente os 50 primeiros, assim use a barra de pesquisa para filtrar sua lista, informando o inicio do nome do produto e clicando em Ir para pesquisar.
Lista de Produtos e Mercadorias
|
O sistema apresentará o cadastro do produto/mercadoria selecionado ou o caso de novo, o formulário em branco. Informe os campos conforme instruções abaixo:
- Código: crie seus códigos para classificar seus produtos e facilmente identificá-los, esta informação constará na nota fiscal.
- Nome: nome do produto/mercadoria, o nome da mercadoria é essencial para identificar-la, localizá-la no sistema e compõem a nota fiscal.
- NCM: "Nomenclatura Comum do Mercosul" trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias, qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM para emissão de notas fiscais. para pesquisar uma NCM pode ser usando o site da receita: https://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp.
- EX: Código exceção para tabela TIPI (Imposto sobre produtos industrializados).
- CEST: Cest é uma sigla que significa "Código Especificador da Substituição Tributária". Foi criado para estabelecer uma sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS. Verifique se seu produto é passível de ST e caso sim qual é o código. Estarão obrigados a utilizar o CEST todos contribuintes que emitam NFe ou NFCe e comercializem produtos ou mercadorias constante na tabela do convênio ICMS 92/2015.
- Código de Barras: A desde julho/2011 é obrigatório o destaque, na NF-e, do código GTIN para os produtos que possuem código de barras com GTIN. Informe neste campo o número do código caso o produto/mercadoria possua um.
- Unidade Comercial: Selecione a unidade de venda de seu produto, observe que a lista é a lista oficial de unidades tributáveis fornecida pela secretaria da fazenda. https://www.nfe.fazenda.gov.br menu “documentos” submenu “diversos”.
- Valor de venda R$: Valor de venda do produto/mercadoria, valor sugerido, pode ser alterado no momento de emissão da nota fiscal, até o limite estipulado no “campo desconto máximo %”.
- Desconto máximo %: Porcentagem de desconto máximo permitido sobre valor informado de venda.
- Finalidade típica: Informe aqui qual a finalidade típica do produto para seu cliente, por exemplo, se sua empresa vende mais a consumidor final então a Finalidade Típica seria uso e consumo, se sua empresa vende mais para outras empresas revenderem, então a finalidade típica é revenda. Este valor é automaticamente copiado para o item da nota fiscal, podendo ser alterado caso a finalidade seja outra.
- Tipo Produto Fiscal: Informa o tipo fiscal de seu produto para o ponto de vista de sua empresa, exemplo: se é um item fabricado pela empresa então é um “Produto Acabado”. Se sua empresa compra este item para revender então é uma “Mercadoria para Revenda”. Detalhes pesquisar em “Tabela de identificação do Item - SPED - REGISTRO 0200 Campo 7”
- Origem do Produto: Informe a origem do produto.
- Conf. IPI: Para empresas do Simples Nacional usar “99”. Para empresas que não estão no regime Simples Nacional e se o item não é produção da empresa usar “NÃO TRIBUTADO” senão verifique se seu produto é TRIBUTADO em algum tipo qualquer de operação ou se SEMPRE em qualquer tipo de operação é “ISENTO”, “IMUNE”, “NÃO TRIBUTADO”, “ISENTO”, “TRIBUTADO COM ALÍQUOTA ZERO”.
- Enquadramento Legal IPI: caso Conf. IPI seja “ISENTO”, “IMUNE”, “ISENTO”, “TRIBUTADO COM ALÍQUOTA ZERO”, “SUSPENSO” deve-se informar o motivo, seu enquadramento legal.
- IPI %: Caso item tributado qual a alíquota de IPI (%).
- Conf. PIS: Informa a característica tributária de seu produto em um venda referente ao PIS. Para empresas do Simples Nacional usar “99”. Para empresas que não estão no regime Simples Nacional o valor mais comum é “TRIBUTAVEL CUMULATIVO/NÃO CUMULATIVO”, porém verifique sempre com responsável tributário de sua empresa qual é valor mais adequado.
- Conf. COFINS: Informa a característica tributária de seu produto em um venda referente ao COFINS. Para empresas do Simples Nacional usar “99”. Para empresas que não estão no regime Simples Nacional o valor mais comum é “TRIBUTAVEL CUMULATIVO/NÃO CUMULATIVO”, porém verifique sempre com responsável tributário de sua empresa qual é valor mais adequado.
- Controla Estoque: Com o módulo de controle de estoque indica se o item terá registro de entradas e saídas do estoque e seu saldo, ou se o sistema não precisa controlar estoque do item.
- Fora de linha: Indica que o estoque não será mais reposto uma vez zerado.
- Inativo: Funciona como exclusão lógica, itens que foram usados em alguma operação não podem ser excluídos, mas podem ser inativados.
- Mensagem para NFe Venda: Se existe alguma mensagem que deve sempre aparecer em uma NFe de venda junto com o item, alguma mensagem relacionada à tributação ou alguma informação técnica, informe aqui.
- Conf. ICMS: Informe aqui a configuração de ICMS para a empresa ou de cada empresa caso sistema esteja no modo multi empresa.
Cadastro de Produto/Mercadoria
|
Clique em salvar e em seguida em voltar, para retornar a lista de empresas
Volte ao menu principal, clicando no ícone “home” ou “casa” até retornar a ele.
Ícone “home” ou “casa”
|
Cópia de Produtos ou Mercadorias
Caso esteja cadastrando um produto similar a um já existe, pode-se fazer uma cópia deste item existente e alterar somente o que for diferente.
Acesse o menu administração mostrado na imagem abaixo e escolha a opção “Produtos”
Cadastro de Produtos e Mercadorias
|
O sistema apresentará uma lista de produtos/mercadorias. Clique no nome do produto desejado para cópia
Observe que caso a lista de produtos seja muito grande o sistema por motivo de desempenho apresenta somente os 50 primeiros, assim use a barra de pesquisa para filtrar sua lista, informando o inicio do nome do produto e clicando em Ir para pesquisar.
Lista de Produtos e Mercadorias
|
O sistema apresentará o cadastro do produto/mercadoria selecionado. Abra o menu secundário ao lado do botão salvar e selecione cópia. Altere os campos desejados.
Cópia de Produtos e Mercadorias
|
Clique em salvar e em seguida em voltar, para retornar a lista de empresas
Volte ao menu principal, clicando no ícone “home” ou “casa” até retornar a ele.
Ícone “home” ou “casa”
|